Saiba qual o seu fototipo de pele e quais as precauções a tomar.
A identificação do fototipo de pele permite-lhe saber o tipo de riscos que corre sempre que se expõe ao sol. Quanto menor o fototipo cutâneo, maiores devem ser os cuidados a ter com o sol, pois a pele é mais sensível aos danos provocados pela radiação ultravioleta.
Essa maior ou menor sensibilidade varia consoante as quantidades de melanina – o pigmento que dá cor à pele. As pessoas de pele mais clara possuem pouca melanina na pele, enquanto que as pessoas de pele negra possuem grande quantidade do pigmento.
Quanto mais melanina a pele possui, mais resistente ela é à radiação ultravioleta. Por isso, as pessoas de pele muito clara queimam-se facilmente quando se expõem ao sol sem proteção, enquanto que as pessoas de pele muito escura podem expor-se ao sol por longos períodos sem se queimar.
Existem 6 fototipos cutâneos, que variam da pele mais clara (fototipo 1) até à pele negra (fototipo 6), aumentando de acordo com a quantidade de melanina de cada fototipo e com o tipo de reação de cada um deles à exposição solar.
Descubra aqui qual é o seu fototipo de pele e quais as precauções a tomar.